Repórter São Paulo – SP – Brasil

CPI da Braskem deve votar relatório final que aponta responsabilidade da empresa pelo afundamento do solo em Maceió

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Braskem está prestes a concluir seus trabalhos. O relatório final, elaborado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), será votado nesta terça-feira (21) e aponta a responsabilidade da mineradora pelo afundamento do solo em Maceió. O documento traz alguns pontos de destaque que prometem agitar a política e o setor ambiental.

Uma das principais recomendações do relatório é o indiciamento de pessoas ligadas à Braskem e a órgãos públicos envolvidos no caso. Além disso, sugere a revisão dos acordos feitos com os moradores afetados e propõe mudanças na legislação para garantir uma fiscalização mais efetiva do setor. O senador apontou a omissão da Agência Nacional de Mineração (ANM) e outros órgãos fiscalizadores, propondo a inclusão de regras do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) em uma nova legislação mais rígida.

Outro ponto importante do relatório é a recomendação para a realocação dos moradores das áreas de borda, próximas aos bairros afetados, devido a questões de segurança e isolamento social. Rogério Carvalho também defende uma prestação de contas mais rigorosa dos recursos repassados pela Braskem para a Prefeitura de Maceió, visando garantir que esses recursos sejam utilizados de forma adequada.

Com diversas recomendações e apontamentos relevantes, o relatório final da CPI da Braskem promete causar impacto e gerar debates acalorados no Congresso Nacional e na sociedade. Resta agora aguardar a votação do relatório e as possíveis medidas que serão adotadas a partir das conclusões apresentadas pelo senador Rogério Carvalho.

Sair da versão mobile