Chuvas causam estragos e deixam mais de 650 desabrigados em Santa Catarina, com 8 municípios em emergência e uma pessoa desaparecida

Nos últimos dias, Santa Catarina foi atingida por fortes temporais que deixaram um rastro de destruição no estado. Os números são alarmantes: 654 pessoas desabrigadas, 117 desalojadas, oito municípios em estado de emergência e uma pessoa desaparecida. A vítima desaparecida é um funcionário de uma empresa de internet que realizava uma manutenção em uma torre na comunidade de Varginha, zona rural de Bom Jardim da Serra. O carro em que ele estava foi arrastado pelas águas ao cruzar uma ponte, resultando na tragédia.

A situação mais crítica foi observada em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, onde o rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8,92 metros. Como medida preventiva, a Defesa Civil recomendou a evacuação de moradores de bairros próximos às margens do rio. A cidade contabiliza 483 desabrigados e 154 pessoas que buscaram abrigo temporário na casa de familiares ou amigos. Vários bairros foram afetados pelas inundações, levando ao decreto de situação de emergência.

Em Blumenau, a terceira maior cidade do estado, também há registros de desabrigados e desalojados. Outros municípios que decretaram emergência foram Sombrio, Passo de Torres, São João do Sul, Balneário Gaivota, Araranguá, Jacinto Machado e Maracajá. Em São João do Sul, comunidades como Barrinha, Sanga Danta e Campestre estão isoladas e sofrendo com os impactos das chuvas.

O acumulado de chuvas em Santa Catarina nos últimos dias atingiu 230 milímetros, o que representa um aumento significativo em relação à média esperada para o mês de maio. Os municípios mais afetados foram Vidal Ramos, Rio do Sul e Lontras. A Defesa Civil está em alerta, monitorando as regiões com risco de alagamentos, deslizamentos e inundações.

Para atender às necessidades das vítimas, o governo catarinense enviou kits de assistência humanitária para as cidades de Araranguá, São João do Sul e Rio do Sul, totalizando um investimento de R$ 184 mil. As equipes de resgate continuam em busca do desaparecido e prestando auxílio às comunidades afetadas pelos temporais em Santa Catarina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo