Secretaria de Saúde do RS planeja vacinar 76 mil pessoas em abrigos contra gripe devido às chuvas

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul está realizando uma importante ação de vacinação contra a gripe em abrigos devido às fortes chuvas que atingiram o estado. O objetivo é imunizar todas as pessoas alojadas nesses locais e a expectativa é alcançar um público-alvo de 76 mil indivíduos até a próxima segunda-feira (20).

Essa iniciativa segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que determinou que todas as pessoas em abrigos que ainda não receberam a vacina contra a influenza este ano devem ser imunizadas. O esquema vacinal prevê a administração de uma dose para a maioria dos casos, exceto para crianças de seis meses a nove anos que estão sendo vacinadas pela primeira vez, as quais necessitam de duas doses com intervalo de um mês entre elas, aplicadas por via intramuscular.

Segundo Eliese Denardi Cesar, chefe da seção de imunizações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, a ação de vacinação é direcionada aos abrigos, mas também está sendo disponibilizada para os municípios que possuem doses extras e já estão vacinando desabrigados, socorristas e voluntários. Um levantamento está sendo realizado para identificar quais localidades necessitam de mais vacinas contra a gripe.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul começou em março e inicialmente focou em crianças de seis meses a nove anos, além de grupos prioritários como trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas. Em maio, a campanha foi expandida para toda a população com as doses restantes, resultando na aplicação de um milhão de doses no estado até a última sexta-feira (17).

Além disso, uma nota técnica do Ministério da Saúde em breve orientará sobre ações de vacinação contra hepatite A, tétano e raiva humana nas áreas mais afetadas pelas chuvas recentes. A Secretaria de Saúde ressalta a importância da imunização para prevenir outras doenças e proteger a população em situações de calamidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo