Alerta de tempestade atinge Santa Catarina e Paraná após enchentes no Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas intensas e fortes ventos.

As tempestades que arrasaram o Rio Grande do Sul, resultando na morte de pelo menos 154 pessoas, agora seguem em direção a Santa Catarina e Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para uma área que engloba o vale do Itajaí, serra catarinense, Grande Florianópolis, Blumenau, Joinville e região metropolitana de Curitiba para este final de semana.

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Estes fenômenos climáticos podem resultar em cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As regiões de Santa Catarina e grande parte do Paraná também devem enfrentar chuvas, embora em menor volume, entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há um baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para o Rio Grande do Sul, são esperadas pancadas isoladas de chuva, principalmente na faixa norte e na serra gaúcha. Em Porto Alegre, a previsão é de um sábado sem chuva, mas com muitas nuvens. No domingo, há a possibilidade de chuvas isoladas, que não devem elevar o nível do lago Guaíba, já que está diminuindo gradualmente após os temporais.

Além disso, as temperaturas estarão baixas em toda a região Sul, devido a uma massa de ar polar que está sobre o Rio Grande do Sul e deve chegar também a Santa Catarina e Paraná. Na Grande Porto Alegre, as temperaturas variarão entre 11°C e 16°C no sábado e entre 11°C e 15°C no domingo. Em Caxias do Sul, na serra gaúcha, os valores estarão entre 7°C e 14°C.

Em Florianópolis, as temperaturas ficarão entre 14°C e 16°C no sábado, e entre 14°C e 16°C no domingo. Já em Curitiba, a variação será de 14°C a 20°C e entre 12°C e 19°C, respectivamente. Nesta sexta-feira, a região sul do Rio Grande do Sul foi a mais fria, com temperaturas próximas a zero em algumas cidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo