Ressaca no litoral do Rio de Janeiro causa perigo e arrasta banhistas em Itacoatiara, Niterói, sem deixar feridos

A força das ondas na praia de Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, surpreendeu banhistas que estavam em cima de uma pedra na manhã desta sexta-feira (17). O mar invadiu a faixa de areia desde cedo, deixando todos em alerta. Segundo a Marinha do Brasil, todo o litoral fluminense está sob aviso de ressaca até as 9h de sábado (18).

As imagens compartilhadas nas redes sociais mostram pessoas em pé na conhecida Pedra do Pampo, quando são surpreendidas pelas altas ondas, algumas sendo arrastadas e outras levadas pela correnteza. Mesmo com a presença de bandeiras vermelhas, indicando perigo, ainda havia banhistas dentro do mar, colocando suas vidas em risco.

Além de Itacoatiara, outras regiões também foram afetadas pela ressaca. Em Maricá, por exemplo, as ondas invadiram as ruas de Itaipuaçu, assustando os moradores e causando danos, como a cobertura de areia no asfalto e a arrastagem de caçambas de lixo. A Prefeitura informou que equipes de limpeza foram enviadas ao local para minimizar os estragos.

Na capital, as praias da zona sul do Rio de Janeiro também foram atingidas pelas ondas, que tomaram boa parte da faixa de areia durante a madrugada. O Leblon foi uma das áreas mais afetadas, com a ressaca cobrindo o calçadão, a ciclovia e as pistas da movimentada avenida Delfim Moreira.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, desde o início do aviso de ressaca, na manhã de quinta-feira, já foram realizados 27 resgates no mar em todo o estado. As autoridades reforçam as recomendações de segurança, como evitar o banho de mar em áreas sujeitas à ressaca, a prática de esportes na água e permanecer em mirantes próximos ao mar. Em casos de emergência, o telefone do Corpo de Bombeiros (193) deve ser acionado imediatamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo