Presidente do Senado Rodrigo Pacheco acredita em solução para desoneração da folha de pagamento em breve, após acordo do governo com setores econômicos.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está otimista em relação a uma solução para a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Em declaração durante uma sessão no Plenário, Pacheco afirmou que uma solução está muito próxima de ser alcançada. Ele citou a visita do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao Senado na semana passada, onde foi informado sobre um acordo entre o governo e representantes dos setores afetados.

Após receber um telefonema de Haddad, Pacheco revelou que o ministro está no Rio Grande do Sul, mas retornará a Brasília ainda nesta quarta-feira (15). Na quinta-feira (16) pela manhã, está marcada uma reunião entre Haddad e Pacheco para discutir os detalhes do acordo, que envolve não apenas as empresas, mas também a desoneração dos municípios.

O senador Efraim Filho, preocupado com o prazo limite para as empresas começarem a recolher os tributos previdenciários no próximo dia 20, alertou para um “limbo jurídico” provocado pela suspensão da desoneração da folha pelo STF. Ele ressaltou a importância da desoneração na manutenção dos empregos e sugeriu que o Senado possa realizar uma sessão extraordinária para votar o projeto de lei de sua autoria que aborda o tema.

Pacheco elogiou a iniciativa de Efraim Filho e destacou a colaboração de outros senadores, como Angelo Coronel e Otto Alencar, além do líder do governo, Jaques Wagner, na condução das discussões sobre a desoneração. O senador também mencionou que há um acordo com lideranças sobre o texto básico do projeto em questão, que propõe a manutenção da política de desoneração até 2024, seguida por uma reoneração gradual a partir de 2025.

Com expectativas positivas, Pacheco e os demais senadores envolvidos no processo buscam uma solução que beneficie tanto os setores econômicos afetados quanto os municípios impactados pela questão da desoneração da folha de pagamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo