Demanda global por petróleo recebe corte em previsão da AIE devido a queda no consumo de diesel na Europa.

A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou para baixo sua previsão de aumento na demanda global por petróleo em 2024, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira, 15. A organização sediada em Paris projetava um avanço de 1,2 milhão de barris por dia (bpd), mas agora estima um aumento de 1,1 milhão de bpd. A revisão foi motivada por um crescimento menor do que o esperado no primeiro trimestre, com uma contração de 70 mil bpd na demanda por petróleo nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A atividade industrial moderada e as temperaturas amenas do inverno na Europa foram apontadas como fatores que contribuíram para a redução no consumo de diesel, com uma queda de 140 mil bpd registrada no trimestre. No entanto, apesar do ajuste na previsão, a expectativa é que o consumo total de petróleo atinja 103,2 milhões de bpd este ano.

Para 2025, a AIE elevou sua projeção de aumento na demanda para 1,2 milhão de bpd, o que colocaria o total em 104,3 milhões de bpd. Além disso, a organização cortou sua previsão de crescimento na oferta de petróleo fora da Opep+ este ano, de 1,6 milhão de bpd para 1,4 milhão de bpd, mas manteve a expectativa para 2025 em 1,4 milhão de bpd.

A oferta total de petróleo foi revisada para baixo para 102,7 milhões de bpd em 2024, frente aos 102,9 milhões de bpd estimados anteriormente. Já para 2025, a projeção é de um aumento para 104,5 milhões de bpd. Acompanhe as atualizações sobre a demanda e oferta global de petróleo para se manter informado sobre as projeções da AIE.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo