Frente fria intensa e expectativa de geada no Rio Grande do Sul após trégua nas chuvas nessa segunda-feira

O Rio Grande do Sul teve um momento de alívio das chuvas nesta segunda-feira (13), o que proporcionou a redução do nível dos rios nos vales da região. No entanto, a chegada de uma frente fria mais intensa e a entrada de uma massa de ar frio e seco irão provocar uma queda acentuada nas temperaturas, com a possibilidade de geada. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os chuviscos e o vento durante o dia de segunda-feira contribuíram para o declínio das temperaturas, especialmente na faixa leste, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.

Para terça (14) e quarta-feira (15), a previsão é de tempo seco e frio no estado, com geada ao amanhecer em algumas regiões. O Inmet alerta que na quarta-feira haverá a formação de geada em grande parte do Rio Grande do Sul, principalmente na região serrana e metade sul, incluindo a campanha gaúcha. As temperaturas mínimas devem oscilar entre 2°C e 4°C no sul e na serra, e em torno de 7°C e 8°C na capital e Grande Porto Alegre. Alguns municípios da serra gaúcha podem não passar dos 10°C de máxima.

Já na quarta-feira, o ar frio e seco se intensificará, com possibilidade de mínimas entre 0°C e 1°C em alguns pontos e geada moderada a forte. O período da tarde também será de temperaturas baixas. Entre quinta (16) e sexta-feira (17), há previsão de retorno da chuva, porém, sem volumes expressivos. O Inmet alerta para a atenção necessária devido à situação de cheias e solo encharcado em diversos municípios do estado.

Para o período de 21 a 29 deste mês, a previsão é de pancadas de chuvas mais significativas no centro-leste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, enquanto na região sul os acumulados devem ser menores. É importante ressaltar que a população deve se manter atenta aos avisos meteorológicos e seguir as orientações dos órgãos competentes diante dessas condições climáticas adversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo