Alerta de geada: Inmet emite avisos para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incluindo regiões atingidas por enchentes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo de geada para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para esta terça-feira (15). Mesmo após as enchentes que causaram estragos em algumas cidades gaúchas no último fim de semana, as áreas em alerta não incluem as regiões mais afetadas, mas estão próximas.

Um dos avisos abrange o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, nordeste rio-grandense, Serrana e sul catarinense. Já o outro alerta vale para o sudoeste rio-grandense, sudeste rio-grandense, centro oriental rio-grandense e centro ocidental rio-grandense. Apesar de não estar diretamente no mapa de alerta do Inmet, a Região Metropolitana de Porto Alegre também está sob aviso.

O segundo alerta também inclui municípios próximos da parte sul da Lagoa dos Patos, como Pelotas, que tem enfrentado alagamentos. Enquanto as geadas na parte norte devem chegar perto de cidades como Canela e Bento Gonçalves, que também foram afetadas pelas chuvas.

De acordo com o Inmet, a mínima de temperatura na manhã de quarta-feira no sul da Lagoa dos Patos deve ser de 4°C. Já na Grande Porto Alegre e nos arredores do Lago Guaíba, os termômetros devem marcar mínimas entre 6°C e 7°C.

Com a previsão de geada, os moradores dessas regiões devem estar atentos e se prepararem para temperaturas baixas, especialmente os agricultores, que podem sofrer prejuízos em suas plantações. Medidas de proteção às plantas e animais devem ser tomadas para minimizar os impactos do fenômeno climático.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo