SÃO PAULO – Câmara Municipal de São Paulo aprova lei de combate ao wollying entre mulheres para fortalecimento da saúde mental.

Na última semana, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 288/2023, que visa a criação de um programa de fortalecimento da saúde mental e combate à violência psicológica entre mulheres. A matéria, elaborada pela vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL) e assinada pela vereadora Sandra Santana (MDB), foi sancionada pelo governo da capital paulista no dia 3 de maio.

Denominado como “wollying”, o maltrato psicológico entre mulheres abrange uma série de atitudes prejudiciais que vão desde ameaças e humilhações até chantagens e exclusões no âmbito social, corporativo e familiar. Com a promulgação da Lei n° 18.109, de 03 de maio de 2024, fica estabelecido que é imprescindível implementar ações educativas e preventivas para coibir tais práticas danosas.

O programa proposto pela legislação tem como principal objetivo informar e conscientizar as mulheres sobre seus direitos e deveres, visando promover o equilíbrio mental e emocional. Além disso, estão previstas a realização de palestras e debates sobre o tema, com o intuito de alertar para os diversos problemas de saúde mental que podem ser desencadeados pelo wollying, tais como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.

Por meio de iniciativas de conscientização e combate à violência psicológica, a cidade de São Paulo pretende fomentar a igualdade de gênero e garantir um ambiente mais saudável e harmonioso para as mulheres. Com a implementação desse programa, espera-se uma diminuição significativa nos casos de maltrato psicológico e um avanço na promoção da saúde mental e bem-estar feminino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo