Mercado futuro deixa investidores em alerta com mudança súbita nas taxas de juros e incerteza sobre ata do Copom.

As taxas de juros negociadas no mercado futuro tiveram uma abertura em leve baixa nesta sexta-feira, 10, porém ao longo do dia acabaram registrando um avanço, mesmo estando próximas dos ajustes feitos na quinta-feira. Esse movimento de virada no mercado coincide com a alta dos juros dos Treasuries, apesar do dólar permanecer em baixa em relação ao real.

Uma análise sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril mostra que ele está próximo do teto das estimativas. Porém, a abertura do índice suavizou a percepção do índice cheio, não pressionando muito a curva de juros. Ainda assim, o mercado continua refletindo aspectos da última reunião de política monetária do Banco Central, que aconteceu na quarta-feira.

De acordo com Alexandre Lohmann, economista-chefe da Constância Investimentos, mesmo com as taxas já mais distantes das máximas registradas anteriormente, o mercado ainda opera de forma cautelosa, aguardando a divulgação da ata da reunião do Copom.

“A ata pode surpreender, assim como aconteceu no ano passado. A interpretação dos motivos dos quatro votos a favor de um corte de 0,50 ponto na taxa Selic pode variar bastante, o que influenciará os ativos financeiros. Até a divulgação da ata, o mercado deve operar com cautela”, afirmou Lohmann.

No momento, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2025 apresentava uma taxa de 10,270%, enquanto o DI para janeiro de 2027 projetava 10,90%. Mesmo com as oscilações ao longo do dia, o mercado permanece atento às próximas movimentações e aos desdobramentos das decisões econômicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo