Guaíba mantém nível estável em 4,74 metros no RS, mas alerta de cheia persiste e número de mortos por chuvas chega a 107

O lago Guaíba, localizado no Rio Grande do Sul, continua com seu nível de água estável nesta manhã de sexta-feira, registrando 4,74 metros, acima da cota de inundação que é de 3 metros. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e a ANA (Agência Nacional de Águas) foram responsáveis por divulgar essa informação.

O alerta é acionado quando o nível da água atinge os 2,5 metros, e no último sábado, o lago atingiu a marca de 5,30 metros devido às chuvas que afetaram a região metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com análises do Instituto de Pesquisas Hídricas da UFRGS, a previsão é de que a cheia seja duradoura, podendo até mesmo ocorrer um novo aumento no nível devido às chuvas previstas para o final da semana. No entanto, caso as chuvas não se confirmem, a tendência é de uma redução gradual, ainda mantendo o nível acima de 4 metros por mais de uma semana, semelhante ao observado na cheia histórica de 1941, quando o rio demorou 32 dias para voltar ao nível de 3 metros.

Infelizmente, as chuvas no estado já resultaram em 107 mortes, conforme divulgado pela Defesa Civil. O número de desalojados também aumentou significativamente, passando de 164.583 para 327.105 pessoas que tiveram que deixar suas residências devido às inundações.

A situação no Rio Grande do Sul continua sendo acompanhada de perto pelas autoridades, e a população local segue em alerta devido aos impactos das chuvas e da elevação do nível do lago Guaíba.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo