Repórter São Paulo – SP – Brasil

Chuvas intensas causam situação de emergência em 31 municípios maranhenses; uma pessoa morre e mais de 3.900 são afetadas.

Os impactos das fortes chuvas que têm atingido o estado do Maranhão estão cada vez mais evidentes, com o aumento para 31 o número de municípios em situação de emergência. De acordo com informações da Defesa Civil, cerca de 3.940 pessoas foram afetadas pelas chuvas e infelizmente uma pessoa veio a óbito em decorrência dos eventos climáticos.

O município de Santa Inês é o único até o momento a decretar estado de calamidade pública, indicando a gravidade da situação enfrentada pela população local. As famílias atingidas têm recebido apoio dos órgãos competentes nos respectivos municípios, com a Defesa Civil atuando na remoção das pessoas de áreas de risco. O governo do Maranhão tem fornecido refeições através da rede de Restaurantes Populares para os afetados.

A orientação da Defesa Civil é que a população mantenha distância de trechos afetados ou encharcados devido ao risco de desmoronamentos e deslizamentos. Em casos de alagamentos, é fundamental buscar um local seguro e acionar o serviço de emergência pelo número 193.

O governador do estado, Carlos Brandão, utilizou suas redes sociais para tranquilizar a população, destacando que nenhuma cidade está coberta por águas e que as dificuldades enfrentadas atualmente são menores em comparação a outros eventos passados. Brandão reforçou o compromisso do governo em atuar em conjunto com os municípios para contornar situações extremas de forma ágil.

Diante desse cenário desafiador, as autoridades seguem mobilizadas para prestar assistência às vítimas e mitigar os impactos das chuvas no estado do Maranhão. A solidariedade e a união de esforços se fazem necessárias para superar esse momento de adversidade e garantir a segurança e o bem-estar da população afetada.

Sair da versão mobile