Idealizado pela Tembici e pela Transporte Ativo, o programa selecionará até quatro projetos que ainda não foram iniciados ou que tenham começado nos últimos 12 meses. Os projetos devem se encaixar em uma das três categorias do edital: Sustentabilidade, Negócios ou Políticas Públicas. Os critérios de avaliação incluem viabilidade técnica e financeira, diversidade, acessibilidade, potencial de impacto, criatividade e inovação.
Segundo Juliana Minorello, CXO da Tembici, a empresa acredita no potencial dos projetos sociais que visam ampliar o uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Nas edições anteriores, os projetos selecionados têm realizado trabalhos incríveis em prol de uma mobilidade mais democrática, eficiente e sustentável.
No último ciclo, mais de 50 projetos se inscreveram e foram selecionados projetos relacionados à educação no trânsito, pesquisa em segurança viária, desenvolvimento de cursos de mecânica de bicicleta para comunidades periféricas, e reaproveitamento de resíduos na confecção de acessórios para bicicletas.
O edital completo do Vai Longe está disponível no site do programa para consulta e inscrições. A iniciativa busca incentivar projetos inovadores e práticos que possam contribuir para uma mobilidade mais sustentável e inclusiva no país. Os interessados têm até o dia 19 de maio para se inscrever e concorrer a uma oportunidade de aceleração e financiamento para suas ideias.