Além da questão humanitária, esse projeto traz um aspecto financeiro relevante. Com a aprovação do SPVAT, o governo federal terá a possibilidade de antecipar um crédito suplementar no valor de aproximadamente R$ 15,7 bilhões em seu Orçamento. Esse montante será destinado a um fundo especial gerido pela Caixa Econômica Federal, possibilitando assim a operação do novo SPVAT.
A proposta, que agora segue para sanção presidencial, despertou debates acalorados entre os parlamentares, com argumentos a favor e contra a sua aprovação. Aqueles que defendem o projeto ressaltam a importância do SPVAT na proteção das vítimas de acidentes de trânsito e na garantia de seus direitos. Já os críticos levantam questionamentos sobre a viabilidade financeira e a eficácia do novo sistema.
Independentemente das opiniões divergentes, o fato é que a criação do SPVAT representa um avanço na legislação brasileira e uma conquista para a sociedade como um todo. A expectativa é de que, com a implementação desse seguro obrigatório, seja possível reduzir os impactos negativos dos acidentes de trânsito e oferecer um suporte mais adequado às vítimas e suas famílias.