Produção industrial em alta: 7 locais no Brasil já superam níveis pré-covid, aponta pesquisa do IBGE.

O cenário da produção industrial no Brasil apresenta números bastante variados de acordo com a região, conforme revela a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março, 7 dos 15 locais pesquisados estavam operando em nível superior ao período pré-pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020.

Entre os estados que se destacaram positivamente, podemos citar Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes locais registraram um crescimento significativo em suas produções industriais, com destaque para Mato Grosso, que se encontrava 17% acima do período pré-covid. No cenário nacional, a média da indústria brasileira estava operando em um patamar 0,4% acima do período anterior à crise sanitária.

Por outro lado, alguns estados ainda não conseguiram retomar seu nível de produção pré-covid, como é o caso de São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Pará, Ceará, Nordeste e Bahia. Estes locais apresentaram quedas em suas produções industriais, com destaque para Bahia e Nordeste, que registraram uma redução de 20,3% e 18,7%, respectivamente.

A análise desses dados revela a heterogeneidade da recuperação da produção industrial no país, com alguns estados conseguindo se reerguer e superar os impactos da pandemia, enquanto outros ainda enfrentam dificuldades para se recuperar completamente. A retomada da produção industrial é um importante indicativo da recuperação econômica do Brasil, ressaltando a importância do setor para o desenvolvimento do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo