Nível do rio Guaíba abaixo de 5 metros e previsão de chuvas intensas no Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira

O nível do rio Guaíba, localizado no Rio Grande do Sul, atingiu uma marca histórica nesta semana. No último domingo, dia 5 de maio, o rio registrou a maior máxima da história, alcançando 5,3 metros, superando a cheia de 1941, que era de 4,75 metros. No entanto, nesta quinta-feira, dia 9 de maio, o nível do rio Guaíba ficou abaixo de 5 metros, atingindo a marca de 4,92 metros às 14h15, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA).

Apesar da tendência de queda, as marcas ainda estão acima da cota de inundação, que é de 3 metros, sendo que essa cota é o limite antes de uma enchente. Além disso, os níveis dos rios no Rio Grande do Sul permanecem altos, principalmente nos rios Uruguai, Jacuí, Sinos, Gravataí e na Lagoa dos Patos, da Bacia do Taquari.

O grande volume de água desses rios flui para o Guaíba e, posteriormente, chega à Lagoa dos Patos, localizada no sul do estado. Todos os pontos de monitoramento nessa região registram marcas acima da cota de inundação, embora tenha sido observado um declínio nas últimas horas.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, 10 de maio. Essas chuvas devem se prolongar até o domingo, com maior intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina. Os volumes de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros e os ventos devem mudar de direção, soprando predominantemente do sul. As rajadas de vento devem atingir velocidades acima de 30 km/h, enfraquecendo a partir da terça-feira seguinte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo