Repórter São Paulo – SP – Brasil

Homem é morto em confronto com a Polícia Militar em favela da capital; caso é investigado pela SSP e PM.

Na manhã de quarta-feira (8), um homem foi morto durante uma ação da Polícia Militar em uma favela localizada no Jardim Paulistano, região da Brasilândia, zona norte da cidade de São Paulo. O homicídio foi registrado pela câmera que estava acoplada ao uniforme de um dos policiais militares envolvidos na operação.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), os policiais estavam apurando uma denúncia de tráfico de drogas na região, quando se depararam com um suspeito armado com um revólver calibre 38. Durante a intervenção policial, o homem foi atingido e posteriormente socorrido ao Hospital Geral de Taipas, mas não resistiu aos ferimentos.

A imagem da câmera do policial que realizou os disparos acabou sendo compartilhada em grupos de WhatsApp, gerando repercussão e debates acerca do uso da força por parte das autoridades de segurança. Segundo o boletim de ocorrência do caso, os PMs da Força Tática do 18° batalhão estavam fazendo monitoramento em um ponto conhecido por tráfico de drogas, quando avistaram o suspeito em posse de uma mochila, que ao perceber a presença policial, tentou fugir.

Após a tentativa de abordagem frustrada, os policiais conseguiram deter uma segunda pessoa, enquanto o homem posteriormente identificado como Venâncio Vieira dos Santos Neto foi avistado descendo uma das vielas portando um revólver. De acordo com a versão policial, o indivíduo estava armado e teria representado um risco iminente, o que levou à ação dos agentes.

O homem, que era considerado foragido do sistema prisional e apontado como integrante de uma facção criminosa, foi socorrido, porém não resistiu aos ferimentos. As armas envolvidas na ocorrência foram apreendidas para perícia, juntamente com pertences encontrados com o suspeito. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e pela Polícia Militar.

Sair da versão mobile