Cidades do RS afetadas por enchentes precisam mudar de local para evitar novas tragédias e reconstruir a vida

A cidade de Roca Sales, localizada a 143 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi uma das mais afetadas pelas enchentes que assolaram a região e deixaram um rastro de destruição e pelo menos 100 mortos. O município foi atingido pela terceira grande enxurrada em oito meses e agora se vê diante da necessidade não apenas de reconstruir, mas também de mudar de lugar.

O prefeito Amilton Fontana do MDB, decidiu que simplesmente reconstruir os prédios públicos e parte dos bairros residenciais no mesmo local não seria suficiente. Estima-se que cerca de 50% do município precisará ser realocado para uma área segura, longe do perigo das enchentes recorrentes.

Assim como Roca Sales, a cidade de Muçum, localizada a 115 km da capital gaúcha, também enfrenta desafios semelhantes. A população sofre com os impactos das enchentes tanto em setembro e novembro do ano passado, quanto nas recentes ocorrências deste ano. O prefeito Mateus Trojan, também do MDB, afirma que ao menos 30% das construções da cidade terão que ser transferidas para outro local seguro.

As cidades de Roca Sales e Muçum viram áreas inteiras serem devastadas pelas enchentes. Os moradores se esforçam para limpar o lodo e os destroços deixados pelas águas, enquanto as autoridades locais buscam soluções para evitar que tragédias como essa voltem a se repetir. O desafio de realocar as comunidades afetadas, reconstruir as áreas destruídas e prevenir futuras enchentes é gigantesco, mas necessário.

Diante do cenário de destruição e desolação, a solidariedade e o trabalho árduo são fundamentais para ajudar essas cidades a se reerguerem. A população afetada conta com apoio de organizações e vol…

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo