Produção de veículos registra crescimento de 24,2% em abril, impulsionando vendas e emprego na indústria automotiva.

O setor automotivo brasileiro apresentou um expressivo crescimento no mês passado, impulsionado pelo aumento do consumo de veículos. De acordo com dados da Anfavea, a produção de automóveis registrou um crescimento de 24,2% em relação a abril de 2023. Ao todo, foram fabricadas 222,1 mil unidades, representando um aumento de 13,5% em comparação com o mês anterior.

No acumulado do ano, a produção atingiu a marca de 760,1 mil veículos, o que representa um crescimento de 6,3% em relação aos quatro primeiros meses de 2023. Esse desempenho reflete a retomada da indústria automobilística no país, impulsionada pela demanda aquecida por carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

As vendas também apresentaram um bom desempenho, com um crescimento de 37,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram emplacadas 220,8 mil unidades no mês passado, aproximando-se dos níveis pré-pandemia de 2019. No acumulado do ano, as vendas somaram 735,4 mil veículos, um aumento de 16,3% em relação ao mesmo período de 2023.

No entanto, as exportações do setor continuam em queda, com um recuo de 19,6% em abril em comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, as exportações registraram uma queda de 26%, totalizando 109,6 mil unidades embarcadas.

Apesar dos desafios enfrentados pela indústria automobilística, o setor gerou 601 novas vagas de emprego em abril, totalizando 102 mil empregos diretos. Esse aumento na contratação de mão-de-obra demonstra a retomada do setor e sua contribuição para a recuperação econômica do país.

Em resumo, o setor automotivo brasileiro apresentou um desempenho sólido no mês passado, impulsionado pelo crescimento da produção e das vendas de veículos. A retomada da indústria automobilística é um indicativo positivo para a economia do país, refletindo a recuperação do consumo e as melhorias nas condições de crédito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo