Procon de Santo André e São Caetano oferecem dicas para compras seguras no Dia das Mães, orientando consumidores e fiscalizando estabelecimentos.

Na semana que antecede o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio do país, o Procon de Santo André e de São Caetano estão atentos e oferecendo dicas para os consumidores realizarem suas compras de forma segura e assertiva, garantindo seus direitos. Em São Caetano, os fiscais do Procon já estão em ação, visitando estabelecimentos comerciais para orientar os lojistas quanto às boas práticas de precificação dos produtos, como a necessidade de inserir preços de forma visível aos consumidores.

Sob a coordenação do diretor Marco Aurelio Sanches, os fiscais estão percorrendo lojas no centro da cidade e também no shopping local. Além disso, estão programadas visitas em floriculturas, estabelecimentos bastante procurados nesta época do ano.

Artigos relacionados

Para os consumidores, o Procon São Caetano preparou uma série de dicas importantes para as compras:

1) Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos, já que os valores podem variar;
2) Exigir sempre a nota fiscal do produto, pois é o documento que comprova a relação de consumo;
3) Ter cuidado com a propaganda enganosa, que pode levar o consumidor ao erro;
4) Ao comprar pela internet, garantir a segurança do site e salvar as informações do produto adquirido;
5) No caso de compras fora do estabelecimento comercial, como pela internet, telefone ou catálogo, é possível desistir da compra em até 7 dias.

Outras dicas incluem atenção às etiquetas dos produtos, prazo de validade em cosméticos e eletrônicos, testes de funcionamento antes de receber o produto e cuidados na compra de flores e cestas de café da manhã. A diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini, ainda alerta sobre a importância de não realizar compras por impulso, evitando comprometer a renda e evitar o superendividamento.

No momento da compra, é fundamental que os preços e formas de pagamento estejam claramente expostos ao consumidor, garantindo assim uma transação transparente. Além disso, é essencial exigir a nota fiscal, documento que comprova a relação de consumo e será necessário em caso de problemas com o produto ou serviço adquirido.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo