Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas será instalada nesta quarta-feira, com eleição de presidente, vice e relator para acompanhar ações de mitigação.

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) terá sua instalação marcada para esta quarta-feira (8), às 15h. Neste primeiro encontro, os membros elegerão o presidente, o vice-presidente e o relator do colegiado.

Criada em 2008, a CMMC é composta por 12 senadores, 12 deputados e um número igual de suplentes. Uma das principais atribuições do grupo é acompanhar, monitorar e fiscalizar ações relacionadas à mitigação das mudanças climáticas e ao uso do solo.

De acordo com a regra de alternância anual, a presidência da comissão será ocupada por um deputado neste ano. Já a vice-presidência e a relatoria serão assumidas por senadores.

No último mandato, em 2023, o senador Humberto Costa (PT-PE) foi eleito presidente, enquanto a deputada Socorro Neri (PP-AC) assumiu a vice-presidência. A relatoria ficou a cargo do deputado Sidney Leite (PSD-AM).

A relevância da CMMC se dá pela importância das discussões e ações relacionadas às mudanças climáticas, um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade nos dias atuais. A comissão desempenha um papel fundamental na elaboração de estratégias e políticas que visam reduzir os impactos ambientais e promover a sustentabilidade no país.

Dessa forma, a instalação da CMMC e a eleição de seus membros são passos fundamentais para o início dos trabalhos e para o desenvolvimento de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo