Comando Militar do Leste cancela comemoração do “Dia da Vitória” em respeito às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul.

O Comando Militar do Leste (CML) surpreendeu ao anunciar a suspensão da comemoração pela vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, que estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (8). A decisão foi tomada em virtude da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, onde inundações afetam quase 80% dos municípios e já deixaram pelo menos 90 pessoas mortas. A tradicional cerimônia do “Dia da Vitória”, que seria realizada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, foi cancelada pela Seção de Comunicação Social do CML, conforme comunicado divulgado no final da tarde de terça-feira (7).

O Dia da Vitória é uma data celebrada internacionalmente em 8 de maio, em memória da derrota dos regimes nazifascistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, exatamente nesse dia, houve a formalização da queda do regime de Adolf Hitler na Alemanha, comemorando-se a vitória dos Aliados. Já na Rússia e em outras ex-repúblicas soviéticas, a vitória é lembrada em 9 de maio.

Artigos relacionados

O Brasil, que participou dos últimos anos do conflito ao lado de potências como Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido e França, teve um papel significativo nas frentes de batalha. As tropas brasileiras conquistaram posições estratégicas e capturaram um grande número de prisioneiros, especialmente durante os combates na Itália.

A celebração da vitória costuma ser realizada anualmente no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, mais conhecido como Monumento aos Pracinhas, em homenagem aos combatentes brasileiros que estiveram na Europa durante a guerra. No próximo ano, a vitória completará 80 anos, marcando mais uma data importante na história do país em relação ao conflito mundial.

Com isso, a decisão do CML de suspender a comemoração deste ano reflete o respeito às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul e o reconhecimento da prioridade em lidar com a situação de emergência no estado. A cerimônia do Dia da Vitória, que simboliza a paz e a união entre as nações, precisou ser adiada, em um gesto de solidariedade e compaixão neste momento delicado vivido no Brasil.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo