Chuvas intensas em Alagoas levam Defesa Civil a emitir alerta hidrológico para nove municípios, rios podem transbordar

Desde a última segunda-feira (6), o estado de Alagoas tem sido atingido por fortes chuvas, resultando em um aumento significativo nos volumes dos rios que cortam a região. Diante dessa situação, a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiram um alerta hidrológico para nove municípios alagoanos.

De acordo com a Defesa Civil, os rios Jequiá e Conduípe estão em elevação e já apresentam pontos de transbordamento em Jequiá da Praia e Feliz Deserto. Além disso, os riachos Jacarecica e Silva também estão em processo de elevação, com possibilidade de transbordamento nas próximas horas. Os rios Coruripe e Piauí também estão com aumento no volume de água, devido ao escoamento das águas a montante.

Uma das preocupações é a Lagoa Manguaba, a maior laguna do estado, que também está em elevação. Medição realizada nesta terça-feira indicou que o nível da lagoa estava em 210 centímetros, sendo que a cota de transbordamento é de 270 cm em Marechal Deodoro.

A previsão aponta que as chuvas devem persistir até quarta-feira (8), com acumulados mais expressivos na porção norte do litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió e da Zona da Mata alagoana. O alerta também destaca o risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, e o aumento do risco de deslizamentos em áreas de encosta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para o estado, incluindo um amarelo para acumulado de chuvas no sertão alagoano e três alertas de perigo, com previsão de acumulados de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios.

Vale ressaltar que o alerta emitido também abrange partes dos estados de Pernambuco e Sergipe e tem validade até amanhã (8). Diante desse cenário de chuvas intensas e elevação nos níveis dos rios, é importante que a população esteja atenta e tome as precauções necessárias para garantir a segurança e minimizar os impactos causados por esses fenômenos naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo