São Paulo registra dia mais quente em 81 anos para um mês de maio, com temperaturas chegando a 32,1ºC

Nesta sexta-feira (3), a cidade de São Paulo registrou a temperatura mais alta para um mês de maio em pelo menos 81 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 32,1ºC às 15h, na estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, localizado na zona oeste da capital paulista. O recorde anterior, de 31,7ºC, havia sido alcançado no dia anterior e também em 2001.

Segundo o meteorologista Ernesto Alvin Grammelsbacher, do Inmet, a temperatura máxima deste dia histórico ainda pode ser alterada, já que uma medição final será realizada à noite. Além disso, há a possibilidade do recorde ser ampliado nos próximos dias, pois parte do estado de São Paulo, incluindo a região metropolitana, está em alerta laranja para onda de calor, prevista para perdurar até domingo (5).

As ondas de calor são caracterizadas por temperaturas acima de 5ºC da média durante pelo menos cinco dias seguidos. No caso de São Paulo, a média máxima para o mês de maio é de 23,4ºC, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.

A previsão do tempo indica que a capital paulista continuará sob a influência de um forte bloqueio atmosférico, que mantém a região com sol, ar seco e temperaturas muito acima do normal para esta época do ano. Outros municípios do estado, como Bertioga, no litoral, também estão registrando altas temperaturas, sendo que nesta sexta-feira atingiram 37,3ºC.

Para os próximos dias, o Inmet prevê que as máximas em São Paulo devem variar entre 30ºC e 32ºC, sem previsão de chuva e com céu parcialmente nublado. O bloqueio atmosférico continua atuando, afastando possíveis frentes frias do interior do estado e mantendo o tempo seco e quente na região metropolitana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo