Reitores de universidades paulistas manifestam preocupação com proposta de repartição orçamentária do governo para instituições de ensino.

Três importantes instituições de ensino superior do estado de São Paulo manifestaram preocupação em relação à proposta do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) de redistribuir o orçamento destinado à Universidade de São Paulo (USP), à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com mais três instituições de ensino. Os reitores das universidades divulgaram um comunicado conjunto nesta sexta-feira (3), expressando sua inquietação com a possível mudança na distribuição dos recursos.

Atualmente, as três universidades recebem um repasse de 9,57% da quota-parte do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) do estado. No entanto, a proposta do governo inclui a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e a Universidade Virtual do Estado de SP (Univesp) nesse mesmo percentual, o que representa uma mudança significativa na forma como os recursos são distribuídos entre as instituições de ensino superior.

Os reitores ressaltaram que a inclusão de mais três instituições no percentual destinado às universidades paulistas altera uma prática vigente desde 1989. Eles destacaram a importância da autonomia universitária ao longo dos anos para o desenvolvimento e excelência das instituições, que têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente por suas contribuições em diversas áreas do conhecimento.

Por fim, os dirigentes das universidades estaduais pediram garantias de canais de comunicação com o Executivo para preservar as conquistas históricas da sociedade paulista e contaram com o apoio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para manter as condições que garantem o lugar de destaque do estado de São Paulo no cenário acadêmico. A discussão sobre a redistribuição dos recursos destinados às universidades paulistas promete gerar debates e reflexões sobre a importância da autonomia universitária e a valorização do ensino superior no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo