Prorrogação da GLO nos portos e aeroportos de SP e RJ: Presidente Lula estende atuação das Forças Armadas por mais 30 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu estender por mais 30 dias a presença das Forças Armadas nos portos e aeroportos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, no combate ao crime organizado. A medida, que já estava em vigor desde novembro do ano passado, envolve um contingente de 3,7 mil militares das Forças Armadas atuando diretamente na segurança pública.

Segundo informações do governo, durante a ação coordenada das forças de segurança, foram apreendidas aproximadamente 172,3 toneladas de drogas, 282 armas e mais de 3,1 mil pessoas foram presas. Além disso, foram realizadas 11,2 mil fiscalizações em embarcações e inspecionadas 107,6 mil cargas.

A decisão de prorrogar a GLO foi respaldada por um parecer assinado pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Defesa, José Múcio Monteiro, com o apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A atuação das Forças Armadas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal em portos e aeroportos federais como os do Rio de Janeiro e São Paulo é permitida pela GLO.

Foram gastos cerca de R$ 215,6 milhões em diárias e custos operacionais, distribuídos entre Polícia Federal, Força Nacional, Forças Armadas e Polícia Rodoviária Federal. A prorrogação da operação foi motivada pelos bons resultados alcançados até o momento, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ao todo, durante a operação nos portos e aeroportos, mais de 3 mil pessoas foram presas, 172,3 toneladas de drogas foram apreendidas, 282 armas foram recolhidas, além de uma série de vistorias e inspeções realizadas em veículos, cidadãos, embarcações, cargas, contêineres e bagagens.

A prorrogação da GLO reflete o compromisso do governo em combater o crime organizado e garantir a segurança nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, demonstrando resultados significativos no enfrentamento da criminalidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo