EUA criam 175 mil empregos em abril, mas taxa de desemprego sobe para 3,9%, aponta relatório do Departamento do Trabalho

Segundo o relatório divulgado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos nesta sexta-feira, a economia do país gerou 175 mil novos empregos no mês de abril. Esse número ficou abaixo das expectativas dos analistas, que previam a criação de 225 mil vagas de trabalho. A taxa de desemprego também teve um aumento, passando de 3,8% em março para 3,9% em abril, contrariando as previsões que indicavam uma manutenção do índice no mês passado.

Além disso, o relatório conhecido como payroll revelou uma revisão nos números de criação de empregos dos meses anteriores. Enquanto março teve um ajuste para cima, passando de 303 mil para 315 mil, fevereiro sofreu uma revisão para baixo, caindo de 270 mil para 236 mil vagas criadas.

Um outro aspecto importante destacado no relatório foi o aumento no salário médio por hora, que registrou uma alta de 0,20% em relação a março, atingindo o valor de US$ 34,75. No entanto, esse aumento ficou abaixo das projeções do mercado, que esperavam uma variação de 0,30%. Na comparação anual, o ganho salarial foi de 3,92% em abril, também abaixo da previsão de 4%.

Esses dados revelam um cenário econômico complexo nos Estados Unidos, com um mercado de trabalho que apresenta números abaixo das expectativas dos analistas. A variação nos indicadores de emprego e salário demonstra a necessidade de atenção por parte das autoridades e empresários, a fim de garantir um crescimento econômico sustentável e que beneficie toda a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo