Cauby Peixoto ganha título de Patrimônio Cultural Carioca em homenagem ao legado na música brasileira e no rádio.

O cantor Cauby Peixoto recebeu uma grande homenagem ao ser reconhecido como Patrimônio Cultural Carioca. Considerado um ícone da era de ouro do rádio, Cauby ganhou a tradicional placa azul concedida pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). A placa será afixada no edifício “A Noite”, localizado na Praça Mauá, região central do Rio de Janeiro, onde por muitos anos funcionou a Rádio Nacional, responsável por impulsionar a carreira do cantor.

A cerimônia de entrega da placa contou com a presença da sobrinha de Cauby Peixoto, Magali Peixoto, e do gerente executivo no Rio de Janeiro da construtora AZO, Marcio Gonçalves Coutinho, responsável pela aquisição do antigo edifício da rádio. O evento ocorreu no Palácio da Cidade, na Zona Sul do Rio, na última terça-feira, 30.

Artigos relacionados

Segundo informações da prefeitura carioca, Cauby Peixoto passa a integrar um dos 22 circuitos do Patrimônio Cultural da cidade, ao lado de grandes nomes como Renato Russo no Circuito da Música. Ao todo, são 278 placas de bens culturais instaladas em locais significativos do Rio de Janeiro, abrangendo diversas temáticas como Literatura, Cinema, Bossa Nova, Samba, entre outras.

Além da entrega da placa, a cerimônia de homenagem a Cauby Peixoto contou com uma exposição de figurinos de shows do cantor, microfone, discos e publicações sobre sua carreira. Reconhecido por sua versatilidade e colaborações com diversos artistas, Cauby foi um dos cantores mais famosos do rádio brasileiro nos anos 50, tendo como marca registrada os sucessos “Conceição”, “Bastidores” e “New York, New York”.

A história e vida de Cauby Peixoto foram retratadas no documentário “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”, dirigido por Nelson Hoineff, onde o cantor fala abertamente sobre sua carreira e até mesmo sobre aspectos mais pessoais, como sua não assumida homossexualidade. Com um legado musical e artístico marcante, Cauby Peixoto recebe agora o merecido reconhecimento como Patrimônio Cultural Carioca, deixando sua marca na história da música brasileira.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo