Repórter São Paulo – SP – Brasil

Obras de recuperação do viaduto Presidente Castelo Branco são entregues em Santo André, integrando definitivamente a cidade.

Nesta quarta-feira (01/5), a cidade de Santo André comemorou a entrega das obras de recuperação estrutural do viaduto Presidente Castelo Branco. Após passar por diversas fases de intervenções, a via foi totalmente liberada para o tráfego de veículos, finalizando a primeira etapa do Complexo Viário Santa Teresinha.

O prefeito Paulo Serra destacou a importância da inauguração do viaduto, ressaltando que isso representa a integração definitiva da cidade. As obras no viaduto Castelo Branco utilizaram materiais de alta resistência, visando garantir o aumento da sua vida útil. O viaduto passou por uma breve interdição em novembro de 2022 para as intervenções e foi parcialmente reaberto em dezembro de 2023.

O evento de reabertura contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que elogiou o trabalho conjunto com a gestão andreense. Além disso, destacou a colaboração nas iniciativas como a instalação da faixa azul para motos na avenida Prestes Maia e o programa Moeda Verde, que será adotado na capital.

Um dos destaques das obras de recuperação foi a utilização de fibras de carbono, tanto em lâminas quanto em mantas, visando aumentar a resistência do viaduto. Cerca de 200 funcionários participaram das intervenções, instalando 8 mil metros quadrados de mantas de fibras de carbono e 35 quilômetros de lâminas. Essas intervenções permitirão que o viaduto suporte um maior fluxo de veículos e cargas adicionais.

Além disso, as equipes de trabalho encontraram diversos problemas corrigidos durante as obras, como desgastes na estrutura do viaduto por falta de manutenção ao longo dos anos. As próximas etapas do Complexo Santa Teresinha incluem a construção de dois novos viadutos na avenida dos Estados, visando melhorar a fluidez do tráfego na região.

Após a entrega das obras no viaduto, o prefeito Paulo Serra acompanhou a instalação da faixa azul para motos na avenida Prestes Maia. Santo André se torna a segunda cidade a adotar esse projeto, após São Paulo, demonstrando o compromisso com a mobilidade urbana e segurança viária.

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