Abril mais seco desde 1997: Alerta Rio aponta baixa umidade e altas temperaturas na capital fluminense

Abril de 2019 entrou para a história como o mês mais seco da cidade do Rio de Janeiro desde 1997, de acordo com os dados do Alerta Rio, sistema meteorológico da prefeitura fluminense. A escassez de chuvas e as altas temperaturas foram os principais destaques durante os 30 dias do mês.

Ao longo do mês de abril, apenas quatro dias registraram chuva na capital carioca. O volume médio de chuva esperado para o período era de 117,5 milímetros, no entanto, os pluviômetros do Alerta Rio apontaram apenas 8,3 mm, o equivalente a apenas 7,1% da média histórica para o mês.

As altas temperaturas também chamaram atenção neste abril atípico. Enquanto a média das temperaturas máximas para o mês costuma ser de 31,3°C, neste ano a média ficou em 33,5°C, sendo que no dia 28 chegou a registrar 39,1°C na cidade.

Além disso, a baixa umidade relativa do ar foi outro fator preocupante. Em três dias do mês, o índice de umidade ficou abaixo de 30%, o que torna o clima ainda mais seco e desconfortável para a população.

Segundo a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, a causa desse recorde de abril se deve à atuação de um sistema de alta pressão que bloqueou a chegada de chuvas na região, tornando as frentes frias oceânicas e com pouca capacidade de trazer precipitações para a cidade.

Para os primeiros dias de maio, a previsão é de continuidade do tempo seco, quente e sem chuva na cidade. Com céu com poucas nuvens e temperaturas acima de 38°C, os cariocas devem se preparar para mais dias de calor intenso e pouca umidade no ar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo