As maiores mobilizações aconteceram em abril daquele ano, com comícios realizados na Candelária, no Rio de Janeiro, e no Anhangabaú, em São Paulo, reunindo milhares de brasileiros em um clamor por democracia. Mesmo com os acenos de redemocratização iniciados nos governos anteriores, a insatisfação da população era evidente, especialmente diante de uma inflação que corroía o poder de compra da moeda.
O movimento das Diretas Já! contou com a adesão de diversas personalidades, além de líderes políticos, como artistas, intelectuais e esportistas. O famoso jogador de futebol Walter Casagrande Jr, por exemplo, vestia a cor amarela em referência às diretas em forma de protesto. A atriz Lucélia Santos, também conhecida pelos órgãos de repressão, destacou a participação dos artistas no movimento.
Apesar da derrota na tentativa de aprovar a Emenda Constitucional que permitiria as eleições diretas, as Diretas Já! foram fundamentais para a redemocratização do país e culminaram na eleição (indireta) de Tancredo Neves e José Sarney em 1985. O programa “Caminhos da Reportagem” da TV Brasil, conhecido por abordar temáticas variadas com profundidade e seriedade, apresentará nesta edição inédita histórias e reflexões sobre esse importante momento da história brasileira. A atração, premiada ao longo dos anos, é uma das mais reconhecidas da televisão brasileira, levando ao público conteúdos de interesse social com uma abordagem instigante e complexa.