O evento contou com a presença de autoridades como o vice-presidente do grupo BYD, Ren Lin, o presidente do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni, e o governador paulista Tarcísio de Freitas, que participou por vídeo. Durante a cerimônia, Tarcísio destacou a importância do novo trem para milhares de pessoas que utilizarão a Linha 17 diariamente. O governador também afirmou que a obra deve ser concluída no próximo ano e tem previsão de abertura para 2026.
De acordo com a BYD, a primeira unidade dos trens será enviada ao Porto de Santos e chegará em julho para ser utilizada em testes. O vice-governador paulista, Felicio Ramuth, que visitou Guang’an há três meses, destacou a importância da parceria com a BYD, que aceitou o desafio de fabricar um veículo adequado para os trilhos já existentes do monotrilho.
O presidente do Metrô de São Paulo ressaltou que essa é apenas a primeira etapa de uma parceria de longo prazo entre a BYD e o Brasil, sendo este o primeiro projeto de monotrilho da empresa fora da China. Além disso, a BYD também está envolvida em outro projeto de monotrilho em Salvador, onde irá fornecer composições para o VLT do Subúrbio. Esses trens operam com tração elétrica e sem condutor, garantindo uma operação eficiente e sustentável.
Dessa forma, a entrega dos trens pela BYD representa um avanço significativo para a expansão do transporte público em São Paulo e aumenta as expectativas para a conclusão da Linha 17-Ouro, que trará benefícios para a mobilidade urbana na região metropolitana da capital paulista.