Repórter São Paulo – SP – Brasil

Massa de ar quente e seco provoca alerta laranja de perigo por altas temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

A intensa massa de ar quente e seco que está sobre diversas regiões do Brasil, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, tem gerado preocupação devido ao aumento significativo das temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando perigo, para altas temperaturas em algumas áreas.

De acordo com o Inmet, o estado do Mato Grosso do Sul, a região sul do Mato Grosso, Goiás, oeste de São Paulo e o norte do Paraná serão as áreas mais afetadas, com temperaturas até 5ºC acima da média nos próximos cinco dias. A previsão atual se estende até a próxima quarta-feira (1º), com dias ensolarados e baixa umidade do ar, sem previsão de chuva.

A meteorologista Dayse Moraes, do Inmet, explicou que a persistência da massa de ar quente e seco nessas regiões tem elevado as temperaturas, justificando o alerta de calor. Ela ressaltou que, caso a onda de calor se prolongue por mais de cinco dias, o alerta se tornará vermelho. A situação é monitorada diariamente pelos meteorologistas do Inmet, que avaliam a possibilidade da onda de calor se estender para outras regiões.

Segundo as previsões do Inmet, cidades como Cuiabá, Campo Grande, Presidente Prudente e Araçatuba terão máximas acima dos 30ºC nos próximos dias. Em São Paulo, a capital também enfrentará altas temperaturas, com máximas previstas de até 33ºC, acompanhadas de umidade do ar baixa, o que pode afetar a saúde da população.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma umidade do ar acima de 60% para a saúde humana, portanto, é indicado manter-se hidratado, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h e tomar cuidados extras devido às altas temperaturas. O Inmet segue monitorando a situação e atualizando as previsões para garantir a segurança da população diante dessa onda de calor intensa.

Sair da versão mobile