SÃO PAULO – Câmara de São Paulo homenageia Dona Lourdes com o Título de Cidadã Paulistana por sua atuação social na zona sul.

A noite da última sexta-feira (26/4) foi marcada pela entrega do Título de Cidadã Paulistana à Maria Cassiodoria de Lourdes Gois de Arruda, mais conhecida como Dona Lourdes, pela Câmara Municipal de São Paulo. A homenageada, que veio da Paraíba em 1957 aos 18 anos, dedicou sua vida a realizar trabalhos voluntários nas áreas da zeladoria e saúde no bairro Pedreira, zona sul da capital.

Dona Lourdes, além de liderar uma equipe de voluntários, também batizou em 2019 a associação que comanda com o nome de “Casa do ITA”, oferecendo uma gama de serviços à comunidade, incluindo cursos de karatê, ballet, capoeira, artesanato, dança, terapia, além da distribuição de utensílios básicos, leite e cestas básicas às famílias locais.

A homenagem foi proposta pelo vereador Sidney Cruz (MDB), padrinho do grupo de voluntariado liderado por Dona Lourdes, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela homenageada no combate à desigualdade e à pobreza. Emocionada, Dona Lourdes expressou sua gratidão pela honraria, ressaltando a mistura de emoções ao relembrar os desafios enfrentados ao longo de sua jornada.

A Sessão Solene de entrega do título aconteceu no Salão Nobre do Legislativo paulistano e contou com a presença de familiares, da comunidade, de beneficiários da ONG liderada por Dona Lourdes e de amigos. O proponente da homenagem destacou a perseverança e o espírito de solidariedade da nova cidadã paulistana, que se tornou um exemplo vivo de empatia e dedicação aos mais vulneráveis.

Para conferir a íntegra da emocionante Sessão Solene, acesse o link disponibilizado. A homenagem a Dona Lourdes é mais do que merecida e reforça a importância do trabalho voluntário e do engajamento social para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo