Consumo nos Lares Brasileiros cresce 3,13% em março impulsionado por vendas de Páscoa, aponta Abras

O consumo nos lares brasileiros apresentou um avanço significativo de 3,13% em março, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Já em relação ao mês de fevereiro, houve um aumento de 8,8%, marcando a maior alta para o mês de março desde 2021, quando o indicador registrou uma elevação de mais de 11%. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De acordo com o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, esse crescimento está diretamente ligado às vendas de Páscoa, que, neste ano, ocorreram no primeiro trimestre. No acumulado do ano, o setor já apresenta um crescimento de 2,04%, e a previsão da associação é que o índice chegue a 2,05%.

Milan destacou que as perspectivas são positivas, uma vez que os indicadores macroeconômicos apontam para a redução do desemprego e o aumento da renda. No entanto, a Abrasmercado, que monitora os preços de uma cesta com 35 produtos de amplo consumo, registrou uma queda de 0,16% em abril em relação ao mês anterior. No acumulado de 12 meses, a redução chega a 1,34%.

Diante desse cenário, a expectativa é de que o setor continue apresentando um desempenho sólido nos próximos meses, impulsionado pelas melhorias na economia e pelo aumento do poder de compra da população. A Abras segue atenta às variações do mercado e trabalha para auxiliar o crescimento do setor supermercadista no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo