SÃO PAULO – “Comissão Extraordinária do Idoso discute educação para a terceira idade em São Paulo em primeira reunião de 2024”

Na última terça-feira (23/4), a Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social realizou sua primeira reunião de 2024 com o tema “Educação para a população idosa no município de São Paulo”. O debate contou com a participação de representantes do Executivo e de organizações sociais, onde foram apresentadas diversas ações educacionais voltadas para a população idosa na capital paulista.

Mariana Moi, da Secretaria Municipal de Educação, destacou as iniciativas desenvolvidas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), como os meses temáticos e as ações de fomento à cultura, esporte, educação e lazer para os idosos. Segundo ela, a programação é especialmente voltada para esse público, sendo um dos maiores atendidos pela rede de educação municipal.

Outro destaque da reunião foi a apresentação do Núcleo de Trabalhabilidade Sênior do Instituto Ânima, que oferece cursos gratuitos para pessoas com mais de 60 anos, com o objetivo de requalificação profissional e formação em novas áreas. O coordenador do Núcleo, Daniel Pinheiro de Abreu, ressaltou a importância de oferecer novas oportunidades de aprendizado e tecnologia para os idosos.

Em meio às discussões, o vereador Manoel Del Rio (PT) expressou preocupação com a falta de aumento no orçamento destinado à assistência social, o que limita a ampliação de ações para a população idosa. Ele defendeu a criação de uma secretaria especializada para centralizar as atividades voltadas para os idosos em São Paulo.

O presidente da Comissão do Idoso, vereador Eli Corrêa (UNIÃO), avaliou positivamente o encontro e destacou a importância de apoiar e valorizar os idosos na sociedade. Além disso, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a idosos falecidos recentemente.

A reunião contou com a presença da vice-presidente da Comissão, vereadora Ely Teruel (MDB), e dos vereadores Celso Giannazi (PSOL) e Gilson Barreto (MDB), que compõem o colegiado. O próximo encontro da Comissão do Idoso está agendado para o dia 7 de maio, continuando o debate sobre ações e políticas para a população idosa em São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo