ONG é impedida pela polícia de distribuir marmitas a moradores de rua no centro de São Paulo, causando indignação na comunidade.

Na noite da última quinta-feira (18), representantes de uma ONG que atua na distribuição de alimentos para moradores de rua no centro de São Paulo foram impedidos por policiais militares de realizar sua ação social. Os voluntários do Instituto CEU Estrela Guia relataram que, ao chegarem ao Pateo do Collegio por volta das 20h, foram bloqueados por uma viatura da polícia, que alegou que a distribuição de marmitas só poderia ser feita com a apresentação de um Termo de Permissão de Uso (TPU).

No entanto, de acordo com a própria prefeitura, o TPU não é necessário para ações sociais como a distribuição de alimentos. O fundador da ONG, Denisson D’Angiles, tentou argumentar com os policiais sobre a falta de necessidade do documento, mas estes afirmaram que havia uma determinação da prefeitura proibindo a distribuição.

Diante do ocorrido, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) convocou uma entrevista coletiva na manhã seguinte para esclarecer o caso e afirmou que marcaria uma reunião com o comando da PM para discutir o ocorrido. Enquanto isso, a Secretaria estadual da Segurança Pública informou que está analisando as circunstâncias do episódio.

Após a abordagem policial, as marmitas que seriam distribuídas pela ONG foram entregues em outro local da cidade, deixando mais de 400 pessoas sem alimento, segundo Denisson D’Angiles. O sacerdote de Umbanda, que realiza esse trabalho há mais de 20 anos, revelou que esse foi o primeiro incidente desse tipo que enfrentou.

Os problemas enfrentados pelos moradores de rua em São Paulo têm aumentado, com um aumento de 31% no número de pessoas vivendo nas ruas durante a pandemia. A gestão de Ricardo Nunes em relação a essa população tem sido mal avaliada pela maioria dos paulistanos, com 73% considerando as ações como ruins ou péssimas, de acordo com uma pesquisa Datafolha. Em abril do ano passado, esse percentual era de 63%, demonstrando um aumento na insatisfação da população com as medidas adotadas pela prefeitura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo