Agência iraniana desmente supostas explosões em duas cidades; Israel atacou o Irã? Mundo teme escalada para guerra global

Na última sexta-feira (19), a agência oficial de notícias do Irã, Fars News, divulgou informações sobre os sons de supostas explosões registradas em Tabriz e Isfahan, revelando que na verdade, os ruídos foram causados pelo disparo de baterias antiaéreas contra objetos suspeitos. Segundo a agência, não houve explosões nessas cidades, tanto no noroeste quanto no centro do país. As investigações conduzidas pelo repórter da agência indicaram que o fogo antiaéreo em Tabriz foi provocado pelo avistamento de um objeto suspeito, e que a cidade encontra-se calma no momento.

No caso de Isfahan, a mídia iraniana também informou que os barulhos ouvidos foram provenientes de baterias antiaéreas, e que a situação na região está normalizada. Segundo fontes da Agência de Notícias Fars, três explosões foram escutadas próximas a uma base militar do Exército em Isfahan, no entanto, essas foram atribuídas à atividade da defesa aérea em resposta à presença de um objeto suspeito sobre a cidade.

Esses relatos divergem da notícia veiculada por um canal de TV dos Estados Unidos, que afirmou que Israel teria lançado um ataque contra o Irã, com base em fontes não identificadas do governo norte-americano. Até o momento, as autoridades de Israel, do Irã e dos EUA não se manifestaram oficialmente sobre o assunto.

O mundo observa atentamente o desenrolar desse potencial conflito, já que Israel foi atacado pelo Irã dentro de seu próprio território, em retaliação a um ataque à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, no início do mês. Especialistas alertam para o risco de uma possível escalada do confronto entre essas duas potências militares regionais resultar em uma guerra global, com consequências em escala global. Os desdobramentos dessa tensão são acompanhados de perto pela comunidade internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo