Senado aprova prorrogação de prazo para transferência de saldos de saúde aos estados e municípios no combate à covid-19

Nesta quarta-feira (17), o Plenário do Senado aprovou a dilatação do prazo para que estados, municípios e Distrito Federal transfiram saldos remanescentes repassados do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos de saúde locais, para combate à covid-19, em exercícios anteriores. A aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 175/2023 representa um importante passo na flexibilização das regras para a utilização dos recursos destinados à saúde, permitindo uma gestão mais eficiente e eficaz no enfrentamento da pandemia.

Com a aprovação no Senado, o projeto agora segue para a sanção presidencial, o que permitirá que os entes federativos tenham até 31 de dezembro de 2024 para executar os repasses recebidos em outras ações de saúde. Essa prorrogação do prazo é fundamental para garantir que os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível, maximizando seu impacto e beneficiando diretamente a população que mais precisa de assistência médica no contexto da pandemia de covid-19.

O PLP 175/2023 é mais uma medida adotada pelo governo federal e pelo Congresso Nacional para assegurar o adequado enfrentamento da crise sanitária que assola o país. Diante dos desafios impostos pela covid-19, é essencial que haja uma atuação conjunta e coordenada entre os diversos níveis de governo, de forma a garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.

Portanto, a ampliação do prazo para a transferência dos saldos remanescentes do Fundo Nacional de Saúde representa uma vitória não apenas do Senado, mas de toda a sociedade brasileira. Com essa medida, demonstra-se mais uma vez o compromisso das autoridades em assegurar a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos, em um momento de extrema urgência e necessidade de ação rápida e eficaz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo