Aleksandar Petrovic retorna como técnico da seleção masculina de basquete em busca de vaga para Paris-2024 no Pré-Olímpico.

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou nesta quinta-feira o retorno de Aleksandar Petrovic ao posto de treinador da seleção masculina. O técnico croata de 65 anos volta ao comando da equipe após a inesperada saída de Gustavo de Conti, que foi comunicada na quarta-feira. Petrovic, que treinou a seleção de 2017 a 2021, terá uma nova oportunidade de buscar a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 no Pré-Olímpico marcado para junho.

Em suas declarações, Petrovic se mostrou animado com o retorno: “Estou muito feliz de retornar ao comando da seleção brasileira. Agora é focar no Pré-Olímpico da Letônia em busca da vaga olímpica para Paris”. O treinador também ressaltou a importância do desafio que terá pela frente.

Além do retorno de Petrovic, a comissão técnica da seleção brasileira masculina contará com nomes expressivos do basquete nacional. Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da NBA, integra o grupo como auxiliar. O ex-jogador Helinho Garcia, treinador do SESI Franca, e Demétrius Ferracciú, do Paulistano, também fazem parte da comissão, juntamente com Bruno Savignani, que atualmente trabalha no Betis, da Espanha.

Na passagem anterior pela seleção, Petrovic levou a equipe à final do Pré-Olímpico, porém não conseguiu a vaga para Tóquio. Em 33 jogos disputados, obteve 26 vitórias, alcançando um aproveitamento de 78%. O presidente da CBB, Guy Peixoto Júnior, afirmou que Petrovic tem a total confiança da entidade para comandar a seleção no Pré-Olímpico da Letônia.

O Pré-Olímpico será realizado entre 2 e 7 de julho, na Letônia, duas semanas antes do início dos Jogos de Paris-2024. A seleção brasileira enfrentará Camarões e Montenegro na primeira fase, e em caso de classificação, terá Letônia, Filipinas ou Geórgia pela frente nas semifinais. Apenas o campeão garantirá a vaga olímpica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo