Chegada da primeira onda de frio do outono no Brasil traz alerta para fortes chuvas e queda de temperatura no Sul

A primeira onda de frio do outono já está chegando ao Brasil e promete trazer temperaturas baixas principalmente para o Sul e Sudeste do país. A frente de instabilidade que antecede o ar polar está causando chuvas e tempestades em algumas regiões, como foi o caso do Sul do país, com registros de chuvas fortes e problemas isolados.

No Rio Grande do Sul, Porto Alegre ficou em alerta devido ao volume intenso de precipitação, levando inclusive à suspensão de serviços em algumas unidades de saúde. Já no Paraná, a frente fria já chegou e deve trazer chuvas e trovoadas antes da queda de temperatura.

Segundo previsões do Inmet, o Sul pode ter até registro de geada em algumas regiões entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos próximos dias. Em São Paulo, a frente fria também está se aproximando e promete trazer chuvas e temperaturas mais amenas.

A instabilidade climática também se estende para outras regiões do país, como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que têm previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. A explicação para essas mudanças bruscas no clima está na passagem das frentes frias, que carregam umidade e ar quente, sendo substituídas pelo ar frio e seco depois que passam.

No entanto, a previsão não é de que essa frente fria seja seguida por outra imediatamente, o que indica que regiões como o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país não devem sofrer quedas bruscas nas temperaturas. Cidades como Campo Grande e Cuiabá devem registrar chuvas, mas as temperaturas devem se manter relativamente estáveis ao longo da semana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo