Obra na Via Dutra promete reduzir tempo de travessia na Serra das Araras em até 50% até 2029, revela concessionária.

Uma nova obra viária promete revolucionar o tráfego na Via Dutra, uma das rodovias mais movimentadas do Brasil. A concessionária CCR RioSP deu início à construção de uma nova pista na Serra das Araras, um dos principais gargalos da estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

A obra, que tem previsão de conclusão para 2029, vai proporcionar uma redução significativa no tempo de viagem dos motoristas que precisam transpor a serra. Com a adição de duas novas faixas na pista de descida e a remodelação da pista de subida, a concessionária estima que será possível diminuir em 25% o tempo de subida e em 50% o tempo de descida.

A importância da intervenção se deve ao alto volume de veículos que trafegam pela região, totalizando 390 mil por mês, dos quais 36% são de carga. A atual configuração da rodovia, com curvas sinuosas e estreitas, não comporta mais o fluxo de tráfego, contribuindo para a ocorrência frequente de acidentes.

Além do impacto positivo no tempo de viagem, a obra também promete melhorar a segurança dos motoristas. Serão construídos 24 viadutos, duas rampas de escape, melhoria em 14 pontos de acesso e uma via marginal na pista sul, sentido São Paulo. Todo o projeto contará com iluminação, câmeras de monitoramento e rede móvel 4G para garantir a conectividade e segurança dos usuários.

Com um investimento de R$ 1,5 bilhão e a geração de 5 mil empregos diretos e indiretos, a nova pista da Serra das Araras representa um marco na infraestrutura viária do país. A concessionária garante que não haverá a criação de novos pedágios, mantendo as praças existentes.

A expectativa é que a entrega da pista de subida aconteça em 2028, seguida pela conclusão da pista de descida em 2029. A nova estrutura visa proporcionar uma maior fluidez no tráfego, sem gerar impactos ambientais significativos na região. A diretora-presidente da CCR RioSP, Carla Fornasaro, ressalta a importância da obra ao considerar as demandas atuais de tráfego e a necessidade de adequar a rodovia às exigências da atualidade.

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