Setor de serviços no Brasil tem queda de 0,9% em fevereiro de 2024, aponta IBGE; atividades turísticas também apresentam recuo

No mês de fevereiro de 2024, o setor de serviços no Brasil apresentou um recuo de 0,9%, de acordo com os dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (12). Segundo Luiz Almeida, analista da pesquisa, esse resultado representa uma reversão das altas observadas nos meses anteriores, especialmente nas atividades de profissionais, administrativos e complementares.

Além desses setores mencionados, a queda também foi notada nos segmentos de informação e comunicação (-1,5%), transportes (-0,9%) e outros serviços (-1,0%). Apenas as atividades de serviços prestados às famílias apresentaram uma variação positiva, com um aumento de 0,4%.

Após três meses consecutivos de alta, o volume de serviços se encontra 11,6% acima dos níveis pré-pandemia. No acumulado do primeiro bimestre de 2024, houve um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, e o mês de fevereiro de 2024 registrou uma elevação de 2,5% em comparação a fevereiro de 2023. Nos últimos 12 meses, o índice de serviços ainda permanece em 2,2%.

Outro dado relevante fornecido pelo IBGE foi a queda no índice de atividades turísticas, que apresentou uma redução de 0,8% em fevereiro quando comparado a janeiro. Esse foi o segundo resultado negativo consecutivo, totalizando uma perda acumulada de 1,8%.

Portanto, diante dessas informações, é possível constatar que o setor de serviços no Brasil enfrentou um leve retrocesso em fevereiro de 2024, após um período de crescimento contínuo, indicando a necessidade de monitorar de perto esses indicadores nos próximos meses para avaliar a tendência desse importante segmento da economia nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo