Moeda de prata em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição brasileira estará à venda a partir desta quinta-feira

Uma moeda de prata em homenagem aos 200 anos da primeira Constituição brasileira estará disponível para colecionadores a partir desta quinta-feira (11). Produzida em prata, a peça terá um valor de face de R$ 5, mas será vendida por R$ 440, em uma edição limitada e exclusiva, com apenas 3 mil unidades disponíveis inicialmente. Este número poderá aumentar para até 10 mil peças, dependendo da demanda.

O Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda, será o responsável pela comercialização da moeda comemorativa por meio de seu site. O anverso da moeda apresenta o livro da primeira Constituição brasileira aberto em cor sépia, simbolizando a passagem do tempo. Pela primeira vez, uma moeda de prata no Brasil utiliza o recurso da cor. Já o reverso mostra o prédio do Congresso Nacional, representando o Poder Legislativo.

A Constituição de 1824, outorgada pelo imperador Dom Pedro I em meio à falta de acordo na Assembleia Constituinte do ano anterior, foi a mais longeva da história do Brasil, perdurando por 65 anos. O documento estabeleceu a monarquia hereditária, com o imperador exercendo o Poder Moderador acima dos demais Poderes. Apesar de alguns aspectos ultrapassados, como a monarquia, a Constituição de 1824 definiu legados que se mantêm na administração pública até hoje.

Durante o evento de lançamento da moeda comemorativa, o diretor de Administração do Banco Central ressaltou a importância de manter viva a memória da primeira Constituição brasileira. A peça é uma homenagem às duas câmaras do Poder Legislativo e ao texto legal que deu origem a elas, simbolizando a união entre presente e passado. A moeda visa manter viva a lembrança da importância desse marco histórico para a nação brasileira.

Portanto, para os interessados em adquirir esse pedaço da história do Brasil e celebrar os 200 anos da primeira Constituição, a oportunidade está disponível através do Clube da Medalha. Uma peça única e especial para os colecionadores e apaixonados pela história do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo