Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos é o enredo da Unidos do Viradouro para o Carnaval de 2025

A Unidos do Viradouro, atual campeã do carnaval carioca, promete surpreender em 2025 com um enredo que conta a história de Malunguinho, um líder de quilombo que aprendeu com indígenas o segredo da força das ervas há 200 anos. O tema “Malunguinho: O mensageiro de três mundos” pretende conquistar o bicampeonato para a escola de samba.

O anúncio do enredo foi feito através de uma publicação nas redes sociais na noite de segunda-feira (8), acompanhada de um vídeo de divulgação. Nele, é possível ver Malunguinho, líder do quilombo do Catucá, em Pernambuco, sendo perseguido até que encontra indígenas na floresta, onde adquire conhecimentos ancestrais.

A história de Malunguinho se passa na primeira metade do século 19, em Pernambuco, onde o quilombo do Catucá era um foco de resistência. Seu último líder, João Batista, conhecido como Malunguinho, foi duramente perseguido por suas ações libertárias. Fugindo das emboscadas, Malunguinho se ocultou na mata e aprendeu com os indígenas o segredo da força das ervas, tornando-se o Mensageiro de Três Mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada.

Para o carnavalesco Tarcísio Zanon, o enredo representa uma forma de reorganizar o imaginário do povo brasileiro e resgatar importantes personagens históricos que ficaram desconhecidos por muito tempo. Ele vê na escolha dos enredos uma maneira de levar mensagens motivacionais e de reparação histórica ao público.

Além da Unidos do Viradouro, outras seis escolas de samba do carnaval carioca já definiram seus enredos para 2025. Dentre eles, a Paraíso do Tuiuti contará a história de Xica Manicongo, a primeira travesti do Brasil, e a Portela homenageará o cantor e compositor Milton Nascimento. A expectativa para o próximo carnaval já está alta entre os amantes da folia e os torcedores das escolas de samba.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo