Comissão de Segurança Pública convoca Elon Musk para debater Twitter Files Brazil em audiência pública emocionante.

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (9), a inclusão do empresário americano Elon Musk em um debate sobre os “Twitter Files Brazil”, documentos nos quais a rede social acusa tribunais superiores brasileiros de abuso de poder. O colegiado acatou um requerimento do senador Eduardo Girão (Novo-CE) para realizar uma audiência pública que discutirá o suposto monitoramento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet e as acusações de pedidos ilegais feitos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à rede social X, adquirida por Musk em 2022.

Durante a reunião, presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), também foi aprovado o projeto de resolução que cria o Grupo Parlamentar em Defesa da Segurança Pública e Políticas Públicas de Segurança, de autoria do senador Marcos do Val (Podemos-ES). O grupo, composto por senadores, terá a prerrogativa de realizar audiências públicas, ouvir profissionais da área de segurança pública e promover análises técnicas, entre outras atividades.

Além disso, outros requerimentos foram aprovados pela CSP, como o pedido para ouvir o jornalista português Sérgio Miguel de Gomes Tavares sobre sua suposta detenção pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, e a realização de uma audiência pública para discutir o projeto de lei que regulamenta as atividades de bombeiros voluntários.

No entanto, alguns projetos em pauta foram adiados, como a análise do projeto de lei que permite o compartilhamento da localização de agressores de mulheres a órgãos de segurança pública sem autorização judicial, e do projeto que cria regras para uso de drones por órgãos de segurança pública. Ainda estava na pauta o projeto de lei que torna o bloqueio mais rápido e mais amplo dos bens de réus de improbidade administrativa. Todos esses assuntos serão discutidos em sessões futuras da Comissão de Segurança Pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo