Brasil garante mais três vagas olímpicas em levantamento de peso e Taekwondo para os Jogos de Paris 2024

Nesta terça-feira (9), o Brasil conquistou mais três vagas olímpicas e agora já totaliza 186 para os Jogos de Paris. A carioca Laura Amaro foi a responsável por garantir a primeira vaga do país no levantamento de peso, durante a Copa do Mundo em Phuket, na Tailândia. Além disso, os brasileiros Edival Pontes, conhecido como Netinho, e Henrique Marques asseguraram mais duas vagas no Taekwondo, durante o Pré-Olímpico das Américas, na República Dominicana.

Laura Amaro, que conquistou a vaga na categoria até 81 quilos, somou 253 quilos durante sua apresentação no Pré-Olímpico, ficando na oitava posição do ranking olímpico e garantindo presença em Paris. A atleta expressou sua felicidade: “Estou muito feliz! Agora a gente tem a vaga na mão, classificando diretamente no Top 10. Sabia que eu tinha esse resultado para dar. Que bom que eu consegui colocar na plataforma. Estamos na Olimpíada, Brasil.”

Além disso, a brasileira superou suas adversárias Yudelina Peguero, da República Dominicana, e Martha Rogers, dos Estados Unidos, que somaram 252kg. No entanto, o primeiro lugar ficou com a equatoriana Angie Dajomes, que alcançou 269kg. A competição contou também com a participação da chinesa Wang Zhouyu, que conquistou a medalha de prata, e da australiana Eileen Cikamatana, que ficou com o bronze.

No Taekwondo, os brasileiros Netinho e Henrique Marques garantiram suas vagas após vencerem suas respectivas categorias. Netinho venceu o boliviano Sergio Olguin e o argentino José Luis Acuña, enquanto Henrique Marques teve vitórias sobre o porto-riquenho Diego Vargas e o dominicano Moises Hernandéz. A única representante feminina do Brasil, Maria Clara Pacheco, também está em competição e participará dos combates preliminares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo