Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação prestará informações em audiência pública na CCT na quarta-feira (10)

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal agendou uma audiência pública para a próxima quarta-feira (10), a partir das 11 horas, para ouvir a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. A intenção é que a ministra preste informações aos senadores sobre as ações previstas pelo ministério para o decorrer deste ano.

O convite à ministra foi resultado de um requerimento apresentado pelo atual presidente da comissão, o senador Carlos Viana (Podemos-MG). A reunião está marcada para acontecer na Sala 7 da Ala Alexandre Costa.

Luciana Barbosa de Oliveira Santos, que é engenheira eletricista, possui vasta experiência política. Já ocupou cargos como presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, deputada estadual, prefeita de Olinda (PE), secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, deputada federal e vice-governadora de Pernambuco. Ela é a primeira mulher a chefiar o MCTI.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação conta com entidades como a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Além disso, órgãos como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), o Museu de Astronomia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Museu Emílio Goeldi e o Observatório Nacional fazem parte do MCTI.

Entre os principais programas desenvolvidos pelo ministério estão o Brasil na Fronteira do Conhecimento, Política Nuclear, Programa Espacial Brasileiro e Tecnologias Aplicadas, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

A audiência pública será uma importante oportunidade para os senadores conhecerem de perto as iniciativas e projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para este ano, além de poderem esclarecer dúvidas e obter informações importantes sobre o futuro da pasta.

Sair da versão mobile