Janela eleitoral registra 52,11% de vereadores do ABC trocando de partido, PL é o grande beneficiado, PSDB o mais prejudicado.

A janela eleitoral se encerrou na última sexta-feira (5/4) e trouxe mudanças significativas nos partidos políticos dos vereadores do ABC. Dos 142 parlamentares da região, 74 decidiram trocar de legenda visando as eleições, o que representa 52,11% do total. O destaque ficou para o PL, que dobrou o número de representantes em comparação com a eleição de 2020. Por outro lado, o PSDB foi o partido que mais perdeu, com a bancada reduzida de 27 para apenas seis nomes.

Em 2020, o PSDB tinha grande representatividade na região, com 27 vereadores em seis cidades. No entanto, dessa vez, a legenda conta apenas com seis representantes. Em Mauá, por exemplo, Eugênio Rufino, eleito pelo PSDB, migrou para o PV, deixando Leonardo Alves como o único tucano na cidade.

O PRD (união do PTB e Patriotas), assim como o Cidadania, também perderam metade de suas cadeiras na região, passando de 12 para seis vereadores. Outras legendas como PDT, Avante, Solidariedade, PSB, PT e PSOL também tiveram baixas em seus quadros parlamentares.

Contudo, alguns partidos conseguiram aumentar suas bancadas significativamente. O PL foi o que teve o maior acréscimo, saltando de nove eleitos em 2020 para 18 na última janela eleitoral. Progressistas (PP), MDB, Podemos, Republicanos e PV também conseguiram aumentar o número de vereadores em suas fileiras.

Além das mudanças nas Câmaras Municipais, algumas trocas partidárias também ocorreram entre os pré-candidatos a prefeito. Em Santo André, por exemplo, Gilvan Junior se filiou ao PSDB e Leandro Petrin foi para o PSD, aguardando uma definição do atual prefeito Paulo Serra.

Com essas movimentações, a configuração dos partidos políticos nas Câmaras do ABC sofreu uma série de alterações que certamente impactarão o cenário político das eleições que se aproximam. É importante ficar atento às mudanças e aos desdobramentos dessas trocas partidárias nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo